O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) lamenta profundamente o falecimento do sanitarista José da Silva Guedes, ocorrido na última quarta-feira, 17 de abril.

Com uma trajetória marcante, Guedes foi pioneiro na área da Saúde Coletiva e desempenhou um papel essencial na fundação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), também exerceu o magistério como professor titular na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Um dos fundadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), José da Silva Guedes liderou a entidade como presidente entre 1989 e 1991, após ter atuado como tesoureiro de 1981 a 1983. Suas contribuições se estenderam ao serviço público, desempenhando as funções de Secretário Municipal e Estadual de Saúde na cidade e no estado de São Paulo, nos períodos de 1983 a 1985 e 1995 a 2002, respectivamente.

Querido e respeitado por seus colegas, sua liderança e visão foram fundamentais para importantes avanços na saúde pública brasileira.

Neste momento de luto, a comunidade do ISC/UFBA se une em solidariedade à família, colegas, amigos e admiradores do sanitarista José da Silva Guedes.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor