O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro. Em todo o Brasil, os serviços hemoterápicos promovem, ao longo da chamada “Semana do Doador”, uma série de atividades especiais para marcar essa importante data.

O Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, através de professores e estudantes que fazem parte do eixo de Política de Medicamentos, Sangue, Assistência Farmaceutica e Vigilância Sanitária do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) e do Mestrado Profissional de Saúde Coletiva na área de Gestão, desenvolveu atividades ao longo de toda a semana.

Confira os destaques:

• Um texto sobre doação de sangue e produção de hemoderivados foi publicado esta semana na seção Debates e Pensamentos do OAPS.

• Participação no Congresso UFBA 2024 em mesa sobre os avanços e desafios da Política do Sangue, com a presença das professoras Mariluce Souza (ISC/UFBA), Yara Lima (ISC/UFBA) e a coordenadora da hemorrede Iara Matos (Hemoba), além da apresentação de trabalhos de Hércia Reis (bolsista Fapesb / 2023-2024) e Werikcson Reis (bolsista CNPq / 2023-2024), estudantes de Iniciação Científica derivados de projeto de pesquisa sobre recursos terapêuticos em situação de emergências e desastres, coordenado pela professora Mariluce Souza.

• Também tivemos bancas de qualificação de projetos de mestrado: o primeiro, sobre hemorredes estaduais no contexto da expansão das redes de atenção à saúde, desenvolvido por Patrícia Alcântara; e o segundo, sobre gestão da qualidade em hemocentros, elaborado por Maira Oliveira. Ambos os projetos são orientados pela professora Mariluce Souza.

A doação de sangue é um gesto simples, mas com um impacto imensurável na vida de quem precisa. Na Semana do Doador de Sangue, reforçamos a importância de continuar incentivando essa prática essencial para o fortalecimento do sistema de saúde e para salvar vidas.