O Instituto de Saúde Coletiva da UFBA realizou, entre os dias 11 e 15 de março, a Semana de Abertura do Ano Letivo 2024 da Pós-graduação. O evento marcou o início do ano letivo e contou com uma série de atividades com o objetivo de integrar os novos estudantes e promover um diálogo produtivo com os veteranos.

Na segunda-feira (11), os estudantes participaram de uma calorosa recepção e boas-vindas, com apresentação da Direção do ISC, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPP).

Na terça-feira (12), os estudantes mergulharam no universo acadêmico do ISC através da atividade “Integra ISC: conhecendo os cursos e os programas integrados”, além de um tour pelos setores que propiciou uma visão abrangente do Instituto. O dia prosseguiu com a “Visita à Biblioteca Universitária de Saúde – BUS”, um importante espaço para o desenvolvimento das atividades de pesquisa dos estudantes.

Na quarta-feira (13), os estudantes acompanharam a palestra sobre “Violência Sexual nos Estados Unidos: Prevenção Primária e Secundária”, ministrada por Amanda Gilmore, pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Universidade Estadual da Geórgia (Estados Unidos).

O quarto dia de atividades (quinta-feira, 14) promoveu a interação entre os novos alunos e veteranos, estabelecendo uma rede de apoio e compartilhamento de conhecimento. A atividade foi organizada por representantes estudantis do PPGSC e do Quilombo das Iyás Xica Manicongo e Iyagunã Dalzira. Além disso, também foi oferecida uma “Introdução ao uso de ferramentas de pesquisa bibliográfica em ambientes virtuais”, capacitando os alunos a explorarem os recursos disponíveis para suas investigações científicas.

Para fechar a semana, o PPGSC promoveu, na sexta-feira (15), a abertura do clico de seminários do “Saúde Coletiva em Debate” para o semestre 2024.1. A sessão contou com a participação da professora Sonia Fleury, pesquisadora sênior do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fundação Oswaldo Cruz, que discutiu o tema “Reconstruir ou avançar: dilemas políticos atuais”.

A Semana de Abertura do Ano Letivo 2024 reafirma o compromisso do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA com a excelência acadêmica, o compromisso social e o suporte integral aos seus estudantes, reiterando a importância do diálogo constante e da troca de experiências para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Veja, abaixo, a galeria completa de fotos das atividades: