No dia 30 de maio, acontece a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Quilombola com o tema “A saúde quilombola como política pública: Em defesa da democracia, do direito à terra e por um novo modelo de saúde dentro dos territórios quilombolas”. O evento será realizado em formato virtual, a partir das 18h, e está com inscrições abertas.

O Coletivo Nacional de Saúde Quilombola da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (CONAQ) destaca que esse é um momento histórico da luta quilombola pela saúde: “Em cerca de 450 anos de história dos quilombos no Brasil, nunca tivemos uma conferência para discutir nossas especificidades em saúde. Agora é hora de lutar por cidadania, na defesa da democracia, do SUS e do direito à terra. Sem acesso à terra não se tem saúde”.

A atividade integra o calendário oficial da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília/DF, entre os dias 02 e 05 de julho de 2023. É promovida pela CONAQ, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e mais 18 movimentos sociais, organizações políticas e outras instituições, incluindo o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

“Em 2020 estivemos mobilizados em torno da luta pelo acesso à vacinação prioritária contra a Covid-19, o que desembocou na ADPF 742. Agora estamos mobilizados e pautando melhorias na Atenção Básica, respeito à medicina ancestral e tradicional quilombola, mais espaço para quilombolas no controle social da saúde e por uma política nacional de saúde quilombola”, afirma o Coletivo da CONAQ.

O link de acesso à sala virtual da conferência será disponibilizado após a inscrição. Para se inscrever, acesse: https://shre.ink/inscricaoconaq

Data: 30 de maio de 2023
Horário: 18h
Local: Sala virtual mediante inscrição (https://shre.ink/inscricaoconaq)