O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) lamenta o falecimento da professora Fabíola Gonçalves Pereira Greve, diretora do Instituto de Computação (IC) da UFBA.

Docente da universidade desde 1992, Fabíola Greve graduou-se em processamento de dados pela UFBA em 1988 e concluiu o mestrado em ciência da computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1991. Defendeu o doutorado em 2002, no Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria/Siège), na França.

Pesquisadora renomada e membro da Sociedade Brasileira de Computação, fundou o Grupo de Algoritmos e Computação Distribuída, focado em sistemas distribuídos confiáveis e se destacou na área de blockchain, mecanismo de banco de dados que permite trocas de informação com alto grau de confiabilidade e segurança.

Fabíola também foi Assessora de Tecnologia da Informação na UFBA, desempenhando um papel de destaque na digitalização de processos e no desenvolvimento de novos sistemas acadêmicos e administrativos, incluindo o projeto “UFBA em Movimento”, que facilitou a transição para o ensino remoto durante a pandemia.

Neste momento de tristeza, a comunidade do ISC/UFBA se solidariza com os familiares e amigos da professora Fabíola Greve.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor