Quem participou do Abrascão 2022 teve a oportunidade de conhecer um pouco mais dos projetos PREP1519 e TQT Covid-19. Em um estande instalado no evento, a equipe apresentou aos congressistas algumas das ações e resultados dos estudos. Além disso, os pesquisadores também marcaram presença em importantes discussões ao longo de toda a programação do evento.
Para quem ainda não teve oportunidade de conhecer os estudos, a gente traz algumas informações:
O PrEP1519 é o primeiro estudo de coorte da América Latina de demonstração da efetividade da PrEP na prevenção do HIV entre adolescentes gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres transexuais de 15 a 19 anos, em três municípios: Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. O estudo é liderado por pesquisadores da UFBA, Uneb, UFMG e USP.
Já o projeto “Testagem, Isolamento, Quarentena e Telemonitoramento da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde” (TQT Covid-19) atua em Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salvador e do Rio de Janeiro, com a proposta de expandir as estratégias de testagem, isolamento, quarentena e telemonitoramento para Covid-19, sobretudo em locais de vulnerabilidade social e econômica. A pesquisa é coordenada pela UFBA e Uneb, com participação do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fiocruz-RJ.