O Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS) do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA promoveu na última quinta-feira (25), em Brasília, a oficina “Avalia SUS”. O evento reuniu pesquisadores e gestores com o objetivo de apresentar os resultados das avaliações executivas relacionadas ao projeto “Apoio à Institucionalização da Pesquisa em Avaliação de Políticas de Saúde no âmbito do Ministério da Saúde”.
A avaliação executiva de políticas públicas é uma ferramenta que subsidia a tomada de decisão sobre a execução de uma política. Ao sintetizar dados e análises, a apresentação dos resultados das políticas avaliadas oferecem a oportunidade de identificar avanços e áreas de melhorias ao fornecer insights que possibilitem ajustes para a eficácia dessas políticas.
A mesa de abertura da oficina foi composta por Patrícia Couto (MS), Danilo Campos (MS) e o professor Márcio Natividade (PECS/ISC – UFBA), que deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a importância da avaliação como ferramenta estratégica para o aprimoramento contínuo da saúde pública.
O evento contou com a presença da professora Samilly Miranda (PECS/ISC – UFBA), que apresentou a metodologia das avaliações executivas aos participantes. “A metodologia utilizada visa identificar pontos de aprimoramento na execução da política e a necessidade de eventual avaliação mais aprofundada”, destacou a professora.
Sobre o projeto
O projeto “Apoio à Institucionalização da Pesquisa e Avaliação de Políticas de Saúde no âmbito do Ministério da Saúde” tem como proposta investir na institucionalização da avaliação de políticas públicas através da definição e consolidação de diretrizes para a realização de avaliações de impacto de políticas, bem como da capacitação de gestores, profissionais e técnicos do Ministério da Saúde e da realização de estudos avaliativos, notadamente, os de caráter executivo.
Deste modo, o evento teve como finalidade a apresentação da aplicação do método de avaliação executiva proposto no guia prático de análise de resultados anteriores (2018) para verificar o desempenho de seis diferentes políticas e programas, a saber: a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (PNR/SUS), o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), a Política Nacional de Atenção em Oftalmologia (PNAO), Programa Melhor em Casa (PMC), a Política Nacional de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia (PNACTO), a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) e a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS).
Os resultados de avaliação sobre cada uma dessas políticas e programas foram apresentados na oficina pelos professores e pesquisadores Estevão Toffoli (FMB/UFBA), Ana Cristina Souto (ISC/UFBA), Sônia Chaves (FOUFBA), Lindemberg Assunção Costa (Faculdade de Farmácia/UFBA) e Monique Esperidião (ISC/UFBA).
Todo o processo de trabalho teve a colaboração ativa de docentes e pesquisadores do ISC/UFBA, incluindo consultores com expertise na temática, e com apoio da Coordenação de Evidências e Informações Estratégicas para Gestão em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia (COEVI/DECIT/SCTIE/MS), da Coordenação Geral de Monitoramento de Indicadores da Atenção Especializada, da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (CGMIND/SAES/MS) e da área técnica do Ministério da Saúde que responde pela política avaliada.
Confira, abaixo, a galeria de fotos do evento: