O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) expressa profundo pesar pelo falecimento da epidemiologista Maria Zélia Rouquayrol, referência no campo da Saúde Coletiva brasileira.

Autora do livro “Epidemiologia & Saúde”, obra amplamente adotada no país para o ensino da disciplina, sua trajetória foi marcada por contribuições relevantes para a formação de profissionais e o desenvolvimento científico da área.

Maria Zélia era graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ingressou na docência, em 1957, como instrutora de microbiologia na UFPE e, no ano seguinte, foi transferida para a Universidade Federal do Ceará (UFC), onde percorreu todos os níveis da carreira acadêmica até se tornar professora titular.

Em 1969, realizou especialização no Institute of Tropical Medicine, na Bélgica, e, entre 1970 e 1975, dedicou-se a pesquisas sobre esquistossomose com apoio do CNPq. Posteriormente, cursou o mestrado em Saúde Pública (Master of Public Health) na Tulane University, nos Estados Unidos, publicando o estudo “Control of Schistosomiasis in the Irrigated Areas of Curu River”. Retornando ao Brasil, retomou suas atividades de ensino e pesquisa na UFC.

Após aposentar-se, passou a integrar a equipe da Secretaria de Saúde de Fortaleza, contribuindo com investigações epidemiológicas e com a coordenação do Boletim de Saúde da Célula de Vigilância Epidemiológica (CEVEPI/SMS).

A comunidade do ISC/UFBA se solidariza com familiares, admiradores e amigos.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor
Instituto de Saúde Coletiva
Universidade Federal da Bahia