Na última sexta-feira (14), o Saúde Coletiva em Debate recebeu o pesquisador Carlos Ocké (IPEA) para o encerramento das atividades do semestre 2024.2. O evento promoveu uma ampla análise sobre a política econômica do governo Lula III e seus impactos no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante sua apresentação, Ocké destacou as diretrizes econômicas do governo atual, discutindo as perspectivas e os desafios para o financiamento da saúde pública no Brasil.
Um dos pontos centrais abordados foi o novo regime fiscal, que substitui a Emenda Constitucional 95, responsável por congelar os gastos públicos por 20 anos. O pesquisador também alertou para os desafios que envolvem a sustentabilidade financeira do sistema em um contexto de restrições fiscais.
A sessão foi coordenada pela professora Catharina Matos (ISC/UFBA) e integrou as atividades do Eixo 01 de pesquisa do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), que tem como foco o estudo da Reforma Sanitária Brasileira e suas implicações nas políticas públicas de saúde.
A íntegra do seminário está disponível no link acima. O vídeo é acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).