No último sábado (19), cerca de 130 profissionais, entre gestores e coordenadores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), participaram da “1ª Oficina de Trabalho para a Construção de uma Agenda Estratégica da Saúde”. O evento, realizado na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), em Salvador, contou com a colaboração das professoras Mariluce Souza, Ligia Rangel, Yara Ramos, Alcione Brasileiro, Maria Guadalupe Medina, Ana Angélica Rocha e Cristiane Abdon, com apoio de estudantes de mestrado e residentes de Planejamento e Gestão do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.
A mesa de abertura do evento contou com a presença da secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, do diretor do ISC/UFBA, professor Luis Eugenio de Souza, e da professora Mariluce Souza. Em seguida, Edna Rezende, consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), apresentou uma análise da situação da saúde na Bahia. Cícero Rocha, chefe de gabinete da Sesab, abordou o panorama da gestão, enquanto Roberta Sampaio, assessora especial da Sesab, destacou as principais prioridades da gestão estadual de saúde.
Em grupos, os participantes definiram as principais ações necessárias para qualificação das respostas dos serviços às necessidades de saúde e do cuidado para a população, notadamente aos grupos populacionais específicos em consonância com políticas nacionais e estaduais, com objetivo de melhorar os indicadores de saúde. O fortalecimento da regionalização da saúde, e suas instâncias de governança regional, qualificação da gestão, do trabalho em saúde, da informação em saúde e a introdução de inovações tecnológicas também foram amplamente debatidos.
Esse foi o evento inicial do processo de colaboração estabelecido entre a Sesab e o ISC/UFBA que visa promover maior integração entre as esferas de governo, apoiar as atividades de gestão para promover o acesso equitativo e de qualidade aos serviços, ampliando a capacidade de resposta do sistema de saúde do estado da Bahia.
Veja, abaixo, a galeria de fotos completa: