O GT Saúde Mental do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) elaborou uma lista com serviços que promovem cuidado nesta área para a comunidade do instituto. A relação traz unidades que prestam atendimento gratuito ou que praticam a “clínica social”, cobrando valores mais acessíveis. Estão incluídos tanto serviços que integram a estrutura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) quanto os de demais universidades e institutos de formação clínica que atendem em Salvador e região metropolitana.

A iniciativa do GT foi motivada pela identificação de uma crescente demanda e interesse da comunidade acadêmica do Instituto, em especial alunos e funcionários, por serviços de atenção integral em saúde mental. Os serviços são voltados para um público variado e são ofertados em distintas modalidades, como individual, em grupo, presencial ou online.

O documento destaca o trabalho desenvolvido no Plantão de Acolhimento do Programa PsiU – Universidade, Saúde Mental e Bem-estar: “um serviço de portas abertas para acolhimento de distintas situações que causam angústia e sofrimento, estando à disposição em forma de plantão para a escuta de questões pontuais de forma qualificada”.

Acesse a lista de serviços: http://www.isc.ufba.br/wp-content/uploads/2023/04/LISTA-SERVICOS-APOIO-PSICOLOGICO_ISC-UFBA.pdf