A tese “Tecnologias biomédicas e aborto em uma maternidade pública de Salvador: estudo etnográfico”, desenvolvida pela pesquisadora Mariana Pitta Lima, egressa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA, conquistou mais um importante prêmio. A pesquisa foi a vencedora do Concurso de Teses e Dissertações promovido pela Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.br).

O trabalho foi defendido pela pesquisadora em junho do ano passado, sob a orientação das professoras Cecilia McCallum e Greice Menezes. A pesquisa buscou avaliar a trajetória reprodutiva de mulheres que receberam atendimento em uma das maternidades com maior incidência de abortos em Salvador. O objetivo era investigar o acesso a tecnologias biomédicas em situações de aborto, com foco especial no exame de ultrassonografia.

A cerimônia de premiação do Concurso de Teses e Dissertações da Esocite.br ocorrerá durante o X Simpósio da Esocite.br, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió (AL).

Este é o segundo prêmio que Mariana Pitta Lima recebe pela elaboração do estudo. A pesquisadora também venceu o Prêmio Capes de Tese 2023 na área de Saúde Coletiva. O resultado foi divulgado pela Capes no mês de agosto.

Leia também:

Tese premiada do ISC/UFBA aponta desigualdades de acesso a exames em situações de aborto