O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) celebrou a conclusão de mais uma turma do Curso de Especialização em Saúde Coletiva, com ênfase em Monitoramento, Avaliação e Informações Estratégicas na modalidade EAD. As cerimônias de encerramento ocorreram em duas capitais: Salvador, no dia 27 de outubro, e em Brasília, no dia 30 de outubro.
O evento contou com a participação do professor Luis Eugenio de Souza, diretor do ISC/UFBA, e das representantes do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS), órgão integrante da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, Inês Eugênia Ribeiro da Costa e Rosana de Almeida Antunes. Também estiveram presentes tutores e docentes do curso.
Coordenado pelas professoras Alcione Brasileiro (ISC/UFBA) e Monique Esperidião (ISC/UFBA), o curso teve duração de 12 meses, com um total de 360 horas de aprendizado. O objetivo é formar especialistas em Saúde Coletiva, com competências específicas voltadas para o Monitoramento, Avaliação e Informações Estratégicas de políticas, programas, sistemas e serviços de saúde.
Para a professora Alcione Brasileiro, a capacitação alcançou com êxito os objetivos e o cumprimento de todas as atividades previstas, com a realização das provas de avaliação final e entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso. “Como principal estratégia pedagógica, buscamos a valorização do processo de trabalho do cursista, por meio de atividades direcionadas à reflexão em serviço na perspectiva de uma educação permanente à distância. Desejamos que todos os concluintes possam implementar estratégias voltadas para avaliação em saúde no âmbito de seus espaços de práticas”, destaca a coordenadora.
As 300 vagas disponibilizadas foram preenchidas por profissionais de nível superior envolvidos em ações de monitoramento e avaliação nos diferentes níveis do sistema de saúde, representando todas as regiões do Brasil.
Para a enfermeira Ivanlúcia Oliveira, servidora do estado da Bahia e do município de Salvador, o curso possibilitou conhecer, de forma prática, as dificuldades de fazer o monitoramento e avaliação de políticas públicas. “Esse curso veio a agregar bastante no nosso processo de trabalho. Claro que não é simples, mas ele instrumentaliza o profissional do SUS a contra-argumentar e levantar a bandeira do processo de monitoramento mais técnico e menos político. Gostaria de destacar a qualidade do curso. Mesmo diante da quantidade substancial de conteúdo, acredito que é essencial que continuemos aprofundando nossos estudos nessa área”, concluiu.
Fotos do encerramento do curso em Salvador, no Hotel Vila Galé, em 27 de outubro de 2023:
Fotos do encerramento do curso em Brasília, no Hotel Quality, em 27 de outubro de 2023