Foto: Olga Leiria/A Tarde

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) promoveu nesta segunda-feira, 30 de outubro, uma ação especial para divulgação do projeto “Perfil epidemiológico e caracterização das doenças, acidentes e agravos em trabalhadoras e trabalhadores de praias em Salvador/BA”. A atividade foi realizada na praia do Porto da Barra, com distribuição de materiais informativos para o público-alvo do estudo.

“O objetivo da pesquisa é investigar questões relacionadas à rotina de trabalho, histórico de acidentes de trabalho, qualidade de vida e transtornos mentais de trabalhadores e trabalhadoras em 5 faixas de praias urbanas da capital baiana: Boa viagem à Ribeira; Porto ao Cristo da Barra; Sereia de Itapuã ao Farol de Itapuã; Praia de Armação à Praia do Corsário e Tubarão à Praia de São Tomé de Paripe”, explica o pesquisador Cleber Cremonese, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

A pesquisa será realizada entre os meses de novembro de 2023 e março de 2024, com aplicação de questionários para uma amostra de, aproximadamente, 500 trabalhadores nas faixas de praia selecionadas. O estudo é uma iniciativa do Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador (PISAT) do ISC/UFBA e conta com a participação de professores, estudantes de graduação, iniciação científica e mestrado, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia.