O EpisSAT Entregadores, diante de todos os seus esforços junto às lideranças de entregadores e técnicos de instituições ligadas ao trânsito, há cerca de dois anos, para abrir e ampliar as discussões sobre a Faixa Azul, recebe com entusiasmo a declaração da Prefeitura de Salvador, divulgada pela imprensa, de realizar o projeto piloto para sua implantação no trânsito da capital baiana.
Desde o ano de 2022, a partir das interações com as lideranças dos entregadores, em especial de São Paulo (@sindimotoSP) e do Distrito Federal, o EpisSAT Entregadores elegeu a discussão da Faixa Azul como uma prioridade, frente ao grave problema de saúde que tem sido a alta incidência e a alta mortalidade de motociclistas no trânsito. Assim, destacamos o 1° Encontro Universidade + SUS + Entregadores, em 1 de setembro de 2022, no qual as discussões sobre a Faixa Azul tiveram uma boa receptividade entre os entregadores e lideranças presentes, a partir da intervenção de Abel Santos, liderança do DF, com participação online, que trouxe para o debate esta pauta. Como resultado deste 1° Encontro, várias lideranças foram entrevistadas e já repercutiam sua adesão à proposta da Faixa Azul, influenciados também pela experiência dos seus companheiros de São Paulo. Na ocasião, Marcelo Barbosa, presidente à época do @sindmotoba, mencionou e defendeu, em entrevista concedida para o EpisSAT Entregadores, esta intervenção em Salvador, o que também foi objeto de defesa de outras lideranças de entregadores do estado da Bahia.
Desde então, considerando que a defesa da Faixa Azul vem sendo encampada fortemente pelos entregadores, sendo, portanto, um interesse desses trabalhadores em defesa da sua saúde e vida no trânsito, o EpisSAT Entregadores vem pautando, de forma continuada, esta intervenção como uma das medidas necessárias para promoção do trânsito seguro e para proteção da vida de quem trabalha nas ruas, por força do seu labor diário, que são os entregadores.
Produzimos, no sentido de ampliar o debate com a sociedade e, principalmente com Entregadores de todo o país, um vídeo educativo que convoca a sociedade, os especialistas no trânsito, e técnicos em geral, a pensarem nesta como uma medida de redução do dano. Uma possível medida para prevenção de acidentes de trabalho no trânsito.
Este debate se ampliou e, como sempre, com a repercussão entre trabalhadores, que nos enviaram seus próprios depoimentos, em vídeo, sobre a urgência da Faixa Azul para proteção da vida nas ruas, seu local de trabalho. Entre esses vídeos, a participação de @Saulo_omotoboy, entregador no Paraná, e a de Vagner, entregador na Bahia, encontram-se no feed do @epissat_entregadores, defendendo o debate sobre a Faixa Azul.
Este debate vem motivando, portanto, diversas iniciativas do EpisSAT Entregadores, visando ampliar o debate com a sociedade, construindo a ação intersetorial e interdisciplinar, na perspectiva da proteção da vida de trabalhadores.
Em outubro de 2023, o EpisSAT Entregadores solicitou apoio ao CREA-BA e foi atendido, para trazer à Bahia o responsável técnico pela implantação da faixa Azul em São Paulo, na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Naquele momento, realizamos o grande 3º Encontro Universidade + SUS + Entregadores, reunindo lideranças dos Entregadores, da Bahia e de outros estados da Federação, e contando com nossos convidados, como a TRANSALVADOR, o SAMU, as Vigilâncias Epidemiológicas, de Salvador e da Bahia, bem como representantes do Programa Nacional Vida no Trânsito. Por esta ocasião do 3º Encontro, o especialista de SP pôde realizar palestra para uma audiência no próprio CREA-BA, que reuniu engenheiros, entre esses profissionais da Transalvador, atividade esta que contribuiu para ampliar o debate técnico sobre a Faixa Azul, compartilhando a experiência e os resultados já obtidos em São Paulo.
O projeto piloto realizado pela prefeitura de São Paulo no ano de 2022, foi inicialmente implantado na Av. 23 de Maio da capital paulista e, em seguida, foi ampliado para importantes avenidas, tendo em vista os resultados satisfatórios – indicadores de monitoramento vêm evidenciando queda na ocorrência de mortes por acidente de trânsito envolvendo motociclistas, desde o primeiro ano de sua implantação.
Para o EpisSAT Entregadores, a implantação do projeto piloto da Faixa Azul em Salvador requer a constituição pela Prefeitura de uma equipe técnica competente, com investimentos na área de Engenharia de tráfego, para execução e avaliação da intervenção que inclua a produção de indicadores para análise de efetividade e eficácia deste projeto piloto. A participação da sociedade é fundamental, especialmente dos trabalhadores do trânsito, como os entregadores motociclistas. O projeto Faixa Azul deve incorporar várias iniciativas voltadas para a sua dimensão técnica e estrutural, sobre responsabilidade da engenharia de tráfego, e para as ações efetivas de educação e comunicação para o trânsito.
A proteção dos motociclistas que trabalham no trânsito é a chave para um trânsito mais seguro para todos. Mas as políticas públicas requeridas vão muito além da Faixa Azul, entretanto, esta pode, uma vez que seja implantada de forma bem planejada e sob cuidadoso monitoramento, contribuir para redução dos graves acidentes de trabalho nas ruas.