Foto: Anannda Sampaio

Nos dias 29 e 30 de junho, a equipe do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) realizou uma ação especial de saúde voltada para professores, técnicos-administrativos e equipe de apoio do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Durante a ação, os trabalhadores do ISC tiveram a oportunidade de realizar exames de pressão arterial, peso, medidas de circunferência da cintura e exames laboratoriais. O objetivo da iniciativa foi promover a conscientização sobre a importância da saúde e bem-estar, de forma acessível e integrada, além de reforçar o compromisso do ISC sobre o cuidado preventivo entre seus colaboradores.

“Como coordenadora da pesquisa, fiquei muito feliz com o convite da Direção do ISC para esta possibilidade de proporcionar aos funcionários, servidores ou não, um pouco da rotina do nosso trabalho no atendimento exclusivo aos participantes do ELSA-Brasil”, destacou a professora Sheila Alvim, coordenadora do estudo na UFBA.

A coorte do ELSA-Brasil existe há 15 anos em uma sede própria anexa ao ISC, como um Projeto Especial do Instituto. Além de cuidarem da própria saúde, através da realização de exames, os trabalhadores do ISC também puderam conhecer de perto alguns dos protocolos utilizados no estudo e estreitar o contato com a equipe de pesquisadores.

“Sabemos que esse tempo para cuidar da saúde nem sempre é priorizado ou possível por questões diversas, muitas vezes relacionadas ao conflito trabalho-família e com diferenças de gênero. Ações de cuidado como essas, proporcionadas no local de trabalho, nos traz o sentimento de acolhimento e a certeza da importância da nossa saúde para a qualidade das relações no trabalho. Que novas oportunidades como esta sejam possíveis”, concluiu a coordenadora.