Texto publicado originalmente no Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS)
Autoria: Inês Costal

Com 249 diretrizes e 1214 propostas, a versão preliminar do relatório consolidado para a 17ª Conferência Nacional de Saúde sistematiza as proposições enviadas pelos 26 estados, Distrito Federal e Conferências Nacionais Livres realizadas nos últimos meses. Na etapa nacional da 17ª CNS, que acontece de 02 a 05 de julho, em Brasília, o Relatório Nacional Consolidado será submetido à análise e deliberação das pessoas delegadas. O resultado de todo o processo subsidiará a formulação de diretrizes para o Plano Plurianual de Saúde (2024-2027).

O arquivo foi construído a partir de 26 relatórios de estados, um do Distrito Federal e 99 de Conferências Livres Nacionais realizadas nas etapas preparatórias para a 17ª CNS. As pré-conferências envolveram uma mobilização nacional na defesa da democracia, da vida e do Sistema Único de Saúde (SUS), com a realização de eventos presenciais e virtuais.

A sistematização das diretrizes e propostas foi feita pela Comissão de Relatoria Nacional, composta por 24 integrantes e pessoas apoiadoras indicadas pela Comissão Organizadora da 17ª CNS e nomeadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).