O Saúde Coletiva em Debate desta sexta-feira, 25 de outubro, abordará as promessas, iniquidades e dilemas éticos no acesso às novas tecnologias genômicas no âmbito da medicina de precisão. O evento acontece às 10 horas, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no campus do Canela.
Para falar sobre o assunto, convidamos o professor e pesquisador Jorge Iriart. A sessão será coordenada pelo professor Naomar Almeida Filho (ISC/UFBA).
Durante o seminário, serão apresentados e discutidos os pressupostos da medicina de precisão e analisadas, a partir da sociologia das expectativas, as promessas científicas associadas às inovações tecnológicas genômicas.
O evento também abordará a forma como essas tecnologias estão sendo incorporadas na área da oncologia nos subsistemas público e privado no Brasil e seu reflexo sobre as iniquidades em saúde.
A medicina de precisão é uma abordagem que personaliza o tratamento médico, considerando as características genéticas, ambientais e de estilo de vida de cada paciente para escolher a terapia mais eficaz.
Os seminários do Saúde Coletiva em Debate são acessíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com transmissão ao vivo através do canal do ISC no YouTube (https://www.youtube.com/labvideoisc).
🗓 Data: 25/10/2024 (sexta-feira)
⏰ Horário: 10 horas
🌐 Título da sessão: “Medicina de precisão: promessas, iniquidades e dilemas éticos no acesso às novas tecnologias genômicas”
✔ Palestrante:
Jorge Iriart (ISC/UFBA)
✔ Coordenação:
Naomar Almeida Filho (ISC/UFBA)
💻 Transmissão: Canal do ISC no YouTube (https://www.youtube.com/labvideoisc)