O lançamento do e-book “Acidentes de trabalho na Bahia: Lições aprendidas, desafios e perspectivas” acontece no dia 28 de abril (sexta-feira), às 14h, no auditório do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. Também é possível acompanhar por meio da plataforma Zoom. A iniciativa integra a Campanha “Acidentes de trabalho: É urgente evitar!”, lançada em abril de 2022. A publicação, que divulga informações, conhecimentos, práticas e lições aprendidas na prevenção e investigação de acidentes de trabalho no estado da Bahia, estará disponível para acesso e download gratuitos.

O e-book é um dos resultados de uma cooperação técnica que envolve a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Pisat); a Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região/MPT-BA; e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Promoção da Saúde (Suvisa), Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat).

“Como diz o título, o livro tenta resgatar um pouco dessa história que a Bahia tem, em especial, com a saúde do trabalhador, e essa vanguarda na produção de materiais orientadores no intuito de fazer a prevenção e a promoção da saúde, de maneira coletiva e individual, dos trabalhadores”, afirma Cleber Cremonese, docente do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e um dos organizadores da publicação.

Os dois primeiros capítulos trazem um conjunto de informações das lições aprendidas, seguidos de capítulos com dados quantitativos, sobre a morbimortalidade. “Uma década de informações sobre a Bahia, comparando com o Brasil, quando possível, com determinantes importantes como sexo, idade/faixa etária, raça/cor, escolaridade, para fazer uma análise da situação de saúde, mostrando quem são os trabalhadores que apresentam esses desfechos”, explica o pesquisador. Há também a apresentação de experiências exitosas na prevenção de acidentes.

Data: 28 de abril de 2023
Horário: 14h
Local: Auditório do MPT-BA (Av. Sete de Setembro, 2563 – Corredor da Vitória, Salvador – BA)
Transmissão online: https://zoom.us/meeting/register/tJIkdOyrqTMqH91lIstIaDMwB1z5HdOfwGek