Recolocar em pleno movimento uma cidade de mais de 50 mil pessoas não é algo trivial. O que já seria uma ação complexa em condições normais torna-se um desafio ainda maior em tempos de pandemia, dada a necessidade de se garantir condições seguras à vida e à saúde dessa imensa comunidade. Atenta a isso, a UFBA iniciará o semestre letivo 2022.1 realizando uma Semana de Acolhimento, voltada a orientar e tirar dúvidas de docentes, técnicos e estudantes antes do tão esperado reencontro presencial.
A Semana de Acolhimento acontecerá de 07 a 11 de março, com uma programação online de palestras e mesas que discutirão o cenário epidemiológico e trarão orientações acerca dos protocolos de biossegurança a ser adotados pela comunidade, além de informações sobre procedimentos acadêmicos, assistência estudantil e suporte tecnológico em função da pandemia. Além da programação de mesas (veja abaixo), a Semana terá uma programação artística (a ser divulgada em breve) e engloba também as atividades que as unidades estão preparando para acolher suas respectivas comunidades – em alguns casos, já prevendo atividades presenciais, observando os devidos protocolos.
Na Semana de Acolhimento, a recomendação é que as aulas dos componentes curriculares presenciais sejam ministradas excepcionalmente online, deixando assim para o dia 14 a efetiva retomada presencial (veja abaixo como acessar o ambiente virtual). Além de acolher as turmas e apresentar programas de curso, nessa primeira semana, os docentes poderão solicitar comprovação vacinal aos estudantes que ainda não apresentaram esse documento, a fim de atualizar as listas de controle de situação vacinal de cada turma – às quais todos os professores poderão ter acesso, a partir de 03 de março, através do link vacina.ufba.br, usando a credencial UFBA (os mesmos usuário e senha do e-mail UFBA). Felizmente, 98,5% dos mais de 41 mil membros da comunidade que responderam ao Formulário de Controle da Situação Vacinal informam já ter completado o ciclo vacinal.
Durante essa primeira semana de atividades majoritariamente online, os mutirões que atuam na preparação da estrutura física dos campi continuarão seu trabalho, a fim de deixar os espaços da universidade em condições de uso semelhantes às de antes da pandemia, agora adaptados aos protocolos de biossegurança.
A decisão de retomar atividades presenciais em conformidade com requisitos de biossegurança foi tomada pelo Conselho Universitário em 12 de novembro de 2021 e ratificada na reunião do dia 23 de fevereiro de 2022, após avaliação do cenário epidemiológico com base em dados do Comitê de Assessoramento da Covid-19 na UFBA. Em Nota Técnica recente, o Comitê aponta já haver sinais de retração da atual curva de novos casos da Covid-19, indicando também que o índice de mortalidade pela doença tende a entrar em descenso nas próximas semanas – quadro favorável, portanto, à retomada de atividades presenciais na UFBA por pessoas com ciclo vacinal completo e seguindo protocolos de proteção individual e coletiva.
Saiba como acessar o Ambiente Virtual da UFBA:
1. Acesse http://www.ava.ufba.br;
2. Entre no sistema usando e-mail UFBA e senha;
3. Clique em “Meus Cursos” e visualize as disciplinas criadas para o semestre;
4. Para instruções de uso da sala no AVA UFBA, acesse os tutoriais 1 e 2 da trilha formativa “Moodle e suas funcionalidades”.
5. Veja como ministrar uma aula usando a plataforma Videoconferência Web da RNP ou a plataforma Google Meet, na trilha formativa “Recursos Digitais“.
Conheça a programação da Semana de Acolhimento
Assista em youtube.com/tvufba
07 de março, 16h – Reflexões sobre a Pandemia de Covid 19: situação atual, perspectivas e controvérsias
Gulnar Azevedo e Silva
Professora da UERJ, ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Wanderson Azevedo
Professor da FioCruz, ex-secretário de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde
Eduardo Mota
Professor do Instituto de Saúde Coletiva e coordenador do Comitê de Assessoramento da Covid-19 na UFBA
Glória Teixeira
Professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA
Maurício Barreto
Professor do Instituto de Saúde Coletiva e coordenador do Cidacs/FioCruz
08 de março, 16h – Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa na UFBA
Penildon Silva Filho
Pró-reitor de Ensino de Graduação
Karina Moreira Menezes
Assessora da PROGRAD
Sérgio Costa Ferreira
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Thierry Petit Lobão
Coordenador de Pesquisa da PROPCI/UFBA
09 de março, 16h – Artes e cultura na universidade
Paulo Miguez
Vice-reitor da UFBA
Carmen Paternostro
Diretora da Escola de Dança
Hebe Alves
Diretora da Escola de Teatro
José Maurício Brandão
Diretor da Escola de Música
Nanci Santos Novais
Diretora da Escola de Belas Artes
10 de março, 16h – Ações Afirmativas e Democracia no Brasil
Cleber Santos Vieira
Historiador e professor da Unifesp
Cássia Virgínia Maciel
Pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil
Juliana Marta
Presidente da Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFBA
11 de março, 16h – Os desafios da extensão: fomento e curricularização
Fabiana Dultra
Pró-reitora de Extensão
Guilherme Bertissolo
Coordenador de Produção de Difusão da Extensão
Alessandra Santos de Assis
Coordenadora de Formação e Integralização Curricular da Extensão
Cláudio Romão
Coordenador de Programas e Projetos
Noemi Pereira de Santana
Coordenadora do Núcleo de Currículos e Programas da PROGRAD