Nesta quinta-feira (25), uma sessão científica promovida pelo MUSA – Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBA discute o tema “Tornar-se parente Marubo: Noke Yõra Nõ Nori Yoãná ‘Nós Yôra, Falamos de Nós Mesmo’”. A atividade, que tem o apoio do PET Comunidades Indígenas/UFBA, acontece na sala 1 do instituto, às 14h, e é aberta ao público.

Na sessão, será discutida a tese da doutora em Antropologia (UFRJ) Nelly Dollis, cujo nome indígena é Varin Mema, do povo Marubo da Terra Indígena Vale do Javari. Defendida em 2022 (Museu Nacional/UFRJ), a tese apresenta e analisa
o significado de tornar/tornar-se parente, de grande importância para o povo Marubo, que vive na Amazônia ocidental. O que é se tornar parente é contextualizado na visão de uma pesquisadora nativa.

A sessão será coordenada pela pesquisadora Cecilia McCallum (PPGSC & PPGA /UFBA).

Data: 25 de maio de 2023
Local: Sala 1 do ISC/UFBA, Campus Canela, Salvador (BA)