Entre os dias 04 e 08 de março, o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) promoveu uma série de atividades especiais para o acolhimento dos novos estudantes do curso de Especialização em Saúde Coletiva sob forma de residência com concentração em Planejamento e Gestão em Saúde, que integrarão o programa no período de 2024 a 2026. O evento simboliza o compromisso com a formação de profissionais qualificados, para enfrentar os desafios do sistema de saúde brasileiro.

“A semana de acolhimento é fundamental para inserir os novos residentes no âmbito da saúde coletiva e para auxiliar na compreensão do processo de trabalho de um residente desta área nas organizações públicas de saúde”, destaca a professora Catharina Matos, coordenadora do Programa de Residência do ISC/UFBA.

A programação iniciou com uma calorosa recepção aos novos residentes, seguida de uma apresentação sobre a estrutura e as diretrizes do Programa de Residência, com destaque para os objetivos, expectativas e a importância de uma formação sólida em saúde coletiva. Uma sessão de interação entre os residentes promoveu ainda um ambiente colaborativo, essencial para o compartilhamento de experiências e aprendizado mútuo.

Ao longo da semana, foram apresentados trabalhos de conclusão abordando temas cruciais como educação popular em saúde, políticas de aleitamento materno, humanização do trabalho em saúde, além de discussões sobre a prática nos serviços de saúde e a formação política. Essas apresentações evidenciaram a diversidade de pesquisas e a profundidade de conhecimento que os residentes adquirem, destacando a importância de uma abordagem coletiva na construção de políticas de saúde mais eficazes e inclusivas.

O evento foi encerrado com a formatura da turma 2022-2024, homenageando as conquistas acadêmicas dos residentes, com foco nas demandas da comunidade e o comprometimento com o avanço da saúde pública.