O projeto “Periferia em Todos os Cantos” realiza neste sábado (7) uma ação especial para promover discussões sobre saúde, desigualdades e soluções de base comunitária a jovens de bairros vulnerabilizados de Salvador. A programação inclui apresentações de música, dança, teatro, poesia e roda de conversa com o público, a partir das 14 horas, no pátio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Professor Milton Santos (IHAC), localizado no campus da UFBA de Ondina. A entrada é gratuita.
As performances artísticas serão apresentadas por cerca de 60 jovens integrantes da Associação Emília Machado (AEM/BA), do bairro de Marechal Rondon, e do coletivo de educação, arte e cultura “É ao Quadrado”, do bairro Alto do Cabrito. A ideia é abordar discussões sobre violência urbana, segregação, desigualdades e saúde. “O nosso intuito é provocar a reflexão sobre estes conteúdos com a população nos diferentes cantos da cidade”, destaca Ricardo Lustosa, pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e um dos organizadores do evento.
A atividade marca o encerramento do primeiro ciclo de atividades do projeto “Periferia em Todos os Cantos”, uma iniciativa do projeto de pesquisa “Comunidade Saudáveis”, supervisionado pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e financiado pela Fundação Medical Research Council do Reino Unido. O projeto de pesquisa da UFBA desenvolve estudos epidemiológicos em populações vulnerabilizadas da capital baiana, a exemplo do impacto da dengue, zika, chikungunya e leptospirose, além de investigação de sorologia animal para zoonoses e estudos de indicadores ambientais. Ao mesmo tempo, são promovidas ações participativas junto a jovens dessas comunidades com apoio das associações de moradores locais.
PROGRAMAÇÃO
07/05 (sábado) – 14 horas
Local: Pátio do IHAC/UFBA
- Performance do grupo cultural “É ao Quadrado”
- Apresentação do Grupo Jovens Pensantes (Associação Emília Machado)
Teatro: Gritaram-me negra (com Michele Gomes)
Banda: O que é o que é
Dança: “Take me to church”
Poesia: Racismo (com João Victor)
Declamação: Dupla ótica (com Ítalo Vinicius)
Banda: Raiz de todo bem - Roda de conversa: Desigualdades e Saúde em Salvador
Outras ações
Em março deste ano, integrantes do projeto “Periferia em Todos os Cantos” participaram de dois encontros com representantes da Secretaria de Promoção da Mulher, Infância e Juventude (SPMJ) e do Escritório de Governança Social. A partir dessas reuniões, os gestores dos respectivos órgãos firmaram uma parceria com o projeto para ampliação das ações em outros espaços públicos da cidade, a exemplo de atividades especiais na Câmara dos Vereadores e no Pelourinho, que devem ser programadas ao longo de 2022.
Como fruto dessas parcerias, os jovens já visitaram o Museu da História da Música, o Museu Náutico da Bahia, além de realizar apresentações artísticas na Associação Emília Machado (AEM/BA), localizada no bairro Marechal Rondon, e no Farol da Barra no mês passado. “A visita aos espaços públicos de cultura e história é outro objetivo que pretendemos continuar fomentando através do projeto Periferias em Todos os Cantos”, conclui Lustosa.