O projeto Afirmaê tá chamando geral para discutir o tema “Letramento para questões de gênero: considerações para as ações afirmativas de acesso e permanência”.

Para falar sobre o assunto, convidamos as pesquisadoras Helena Cortes, Kueyla Bitencourt e Vlad Rosa.

Helena é mulher trans, enfermeira, doutora em Ciências (USP) e professora no Departamento de Enfermagem da UFSC. Lidera o MentalTrans – Laboratório de Pesquisas, Tecnologias e Inovação em Enfermagem Psiquiátrica, Atenção Psicossocial e Transgeneridades.

Kueyla é mulher cis e mãe solo. Psicóloga, doutora em Memória, Linguagem e Sociedade (UESB) e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia – Campus Anísio Teixeira. Lidera o grupo de pesquisa Cuydados – corpo, sexualidade e práticas de cuidado, onde tem desenvolvido pesquisas e projetos de extensão na interface entre a psicologia social, sexualidades e educação.

Vlad Rosa é travesti, fisioterapeuta especializada em Fisioterapia Pélvica, mestranda em Saúde Coletiva do PPGSC da UFRGS e trans-ativista. Ela faz parte do Onças Pintadas, coletivo independente de ativistas da cultura fundado em 2018, em Porto Alegre; e integra, ainda, o Conselho Estadual LGBTI do Rio Grande do Sul.

A curadoria da sessão ficou por conta das professoras Tatiana Engel Gerhardt (UFRGS) e Sanda Coelho (UFBA). Cola com a gente para fortalecer essa importante discussão!