Professores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) participaram, no dia 17 de agosto, de uma oficina para retomada do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia, responsável pela orientação política e acadêmica dos epidemiologistas no país.

O evento, realizado em Brasília, reuniu membros da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Na ocasião, o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) foi representado pelos docentes Glória Teixeira, Joilda Nery, Maurício Barreto e Sheila Alvim.

A oficina marcou a retomada da elaboração do plano, pausada desde 2005. O debate para elaboração do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia traz consigo desafios: como retomar o debate para fortalecimento da área após 18 anos, diante de um cenário pós-pandêmico?

Neste período, mudanças expressivas foram observadas tanto no desenvolvimento técnico-científico do campo, quanto nas demandas e necessidades em saúde, incluindo a vivência de uma crise sanitária sem precedentes, como foi a pandemia de Covid-19.

A mesa de abertura do evento contou com participação de Guilherme Werneck, Diretor DAEVS representando, também, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Tania Araujo, da Comissão de Epidemiologia da Abrasco, Ligia Kerr, vice-presidente da Abrasco, Maryanne Oliveira Campos, e Juan Escalante Cortez, representante da Organização Pan Americana de Saúde (Opas). Participaram, de forma remota, os abrasquianos Cesar Victora, Rita Barradas Barata e a presidente da Abrasco, Rosana Onocko.

O encontro foi marcado por oficinas e atividades em grupos, divididos em grupos temáticos referentes aos três eixos de atuação da epidemiologia e todo o debate realizado nas oficinas será debatido e norteará a produção do plano diretor.