Referência no campo da saúde mental coletiva, a pesquisadora Mônica Nunes, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, é uma das palestrantes confirmadas no 1º Congresso Internacional sobre Economia Solidária e Reinserção Social em Saúde Mental (CIESSM), que acontece de 30 de junho a 2 de julho de 2025, em Cuiabá/MT, com atividades presenciais no Teatro da UFMT e transmissão on-line.
O CIESSM reúne pesquisadores, profissionais da saúde, gestores públicos, lideranças sociais e representantes de cooperativas em uma ampla programação que articula saúde, trabalho, cultura e cidadania. O objetivo é debater estratégias de inclusão social e cuidado em saúde mental por meio de práticas solidárias e transformadoras, reforçando a defesa do SUS e das redes de atenção psicossocial.
O congresso abordará temas como:
-
Economia solidária e trabalho como direito
-
Autonomia e protagonismo de pessoas em sofrimento psíquico
-
Reinvenção dos cuidados em saúde mental
-
Centros de Convivência e Lazer
-
Práticas coletivas, arte e produção cultural como formas de cuidado
Com ampla experiência na área, Mônica Nunes é médica psiquiatra, PhD em Antropologia pela Universidade de Montreal e professora titular do ISC/UFBA. Coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM) e a Rede Gerar de Economia Solidária em Saúde Mental. Também é diretora da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), membro da Academia de Ciências da Bahia e integra o GT de Saúde Mental da Associação Brasileira em Saúde Coletiva (ABRASCO).
Sua trajetória interdisciplinar e seu compromisso com a saúde mental coletiva farão importante contribuição às reflexões do CIESSM, em especial sobre a valorização dos territórios, dos saberes populares e das formas cooperadas de cuidado.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento:
🔗 https://eventos.galoa.com.br/ciessm-2025/page/6087




