O 10º Simpósio Internacional de Desenvolvimento na Primeira Infância, realizado na última quarta-feira (25), em Brasília, reuniu palestrantes nacionais e internacionais para debater a implementação de políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, com foco nos desafios para o enfrentamento das desigualdades que afetam a pluralidade das primeiras infâncias brasileiras.

O Simpósio contou com a participação da professora Dandara Ramos, que apresentou um panorama das desigualdades étnico-raciais, socioeconômicas e regionais, bem como as formas como elas afetam as crianças brasileiras. Os dados discutidos integram uma ampla pesquisa, publicada em 2021, sobre os impactos positivos do Bolsa Família para as famílias beneficiárias do programa, que completou 20 anos na semana passada.

“Quando a gente faz a interseção do racismo com a pobreza, não ter uma política social que garanta os direitos básicos dessas crianças confere a elas uma chance de mortalidade muito maior do que crianças de outros perfis raciais que recebem o benefício. Ou seja, há um efeito protetor maior para aqueles que estão numa condição de maior vulnerabilidade”, destacou a professora Dandara Ramos durante apresentação no Simpósio.

No período de 2006 a 2015, o programa ajudou a reduzir a mortalidade em crianças de 1 a 4 anos. Os números revelam uma queda de 17% no risco de morte nessa faixa etária. Essa porcentagem aumenta para 22% no caso de crianças prematuras, 26% para aquelas de ascendência materna afrodescendente, 19% para as de ascendência parda e 28% para aquelas que residem em municípios com condições socioeconômicas mais desfavoráveis em todo o país.

Sobre o Simpósio

Desde a sua criação, em 2011, o Simpósio Internacional de Desenvolvimento na Primeira Infância já mobilizou mais de 20 mil participantes ao longo de 9 edições em diferentes capitais brasileiras. Sua programação é marcada pela presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais de importantes universidades, organizações não governamentais e instituições públicas.

Sempre partindo do conhecimento científico, o Simpósio aborda temas relevantes sobre o desenvolvimento da primeira infância buscando sensibilizar e mobilizar lideranças públicas para a qualificação de políticas públicas dedicadas às crianças pequenas brasileiras. Por isso, o público prioritário do evento é formado por tomadores de decisão que atuam em diferentes esferas de governo, especialmente nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social.

“Saímos desse evento com a certeza de que as infâncias são plurais, cada uma com suas histórias, suas necessidades e seus sonhos. E essa diversidade nos move a trabalhar juntos e juntas para construir um futuro inclusivo e digno para todas elas”, destacou o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) nas redes sociais da entidade.