No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lançou o podcast “A Saúde é Coletiva”. O episódio de estreia fala sobre o que podemos comemorar e quais são os desafios que continuam em pauta quando o tema é saúde. A convidada especial do primeiro episódio é a presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos. “A gente tem que comemorar a existência do SUS. Porque de fato ter conseguido criar um sistema único, público, de acesso universal – que tem entre seus princípios, a integralidade, a regionalização, a ideia de equidade -, é fundamental”, ressalta Rosana Aquino.
O episódio também traz a participação do professor Luis Eugenio de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA). O professor inaugura o quadro cultural do podcast com uma indicação de leitura de um livro sobre os bastidores do apoio de grandes nomes da indústria alemã ao Adolph Hitler. “[Lembrei deste livro] pela divulgação das investigações referentes ao oito de janeiro do ano passado aqui no Brasil. Essa reunião do ex-presidente com seus ministros e assessores me lembra muito a reunião que houve do Hitler com os grandes empresários alemães que o financiaram”, destaca Luis Eugenio.
Com produção da Rádio Tertúlia, a primeira temporada do podcast “A Saúde é Coletiva” conta com 8 episódios inéditos. Quinzenalmente, será exibida uma entrevista sobre pautas atuais da Saúde Coletiva e seus reflexos na política, economia, direito, cultura, entre outros. A cada episódio, você também confere dicas de filmes, livros ou músicas, a partir de recomendações de abrasquianos e abrasquianas.
Para assistir o episódio na íntegra, basta acessar os links abaixo:
Spotify:
https://open.spotify.com/episode/6o5G1CeWefBw9LfIBIXOkh?si=zZ_Yf9-4S7SxOP25Kd1P3w
Apple Podcasts:
https://podcasts.apple.com/br/podcast/a-sa%C3%BAde-%C3%A9-coletiva/id1738296205?i=1000651652695