O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) lamenta o falecimento da pesquisadora Suely da Silva Guimarães, mãe da nossa estudante Clara Guimarães e esposa do professor Roberto Bastos Guimarães, ocorrido na noite de ontem (18).

Suely foi pioneira no estudo de compósitos de fibras vegetais na década de 80, com reconhecimento internacional nessa linha de pesquisa. Atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CEPED), onde comandou a parte técnica, viabilizando o material solo-cimento para habitação popular, que reduzia o custo das paredes em até 50%. Trabalhou no projeto AISAM da UFBA, voltado à comunidade de Camaragibe. Foi uma das criadoras da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), na Uneb, iniciativa pioneira na Bahia e no Nordeste. Publicou inúmeros trabalhos técnicos nas diferentes áreas em que atuou, deixando um legado rico e marcado pela sua grandeza humana.

O sepultamento de Suely será nesta sexta-feira, às 14h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Neste momento tristeza, a comunidade do ISC/UFBA se solidariza com os familiares, amigos, admiradores e colegas da pesquisadora.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor do Instituto de Saúde Coletiva