O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) lamenta o falecimento da sanitarista Lair Guerra de Macedo Rodrigues, pioneira na formulação das políticas nacionais de resposta à epidemia de aids no Brasil.

Lair Guerra era formada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), especializada em Administração de Saúde Pública e Doenças Sexualmente Transmissíveis pelo Center for Disease Control and Prevention (1979), com mestrado em Epidemiologia pela Universidade da Geórgia (1981) e doutorado em Microbiologia Aplicada pela Universidade Emory (1983).

Na década de 80, quando os prognósticos para a pandemia de HIV/aids no Brasil eram particularmente sombrios, Lair Guerra levantou a bandeira de que “a saúde é um direito de todos”, convicção traduzida na conquista da distribuição gratuita e universal do coquetel antirretroviral, estabelecendo um marco na história da saúde pública no país.

Também coordenou o Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde de 1985 a 1996, período durante o qual implementou medidas inovadoras e estabeleceu a Comissão Nacional de Aids, integrando membros da comunidade científica e movimentos sociais numa abordagem colaborativa que se tornou um legado de seu trabalho. Essa abordagem multidisciplinar e colaborativa foi uma das marcas registradas de Lair Guerra, que sempre buscou envolver diferentes setores da sociedade em suas iniciativas.

Foi uma mulher notável, nordestina, biomédica, que não só enfrentou, mas também transformou os desafios da luta contra a aids em ações concretas e políticas efetivas.

Neste momento de luto, a comunidade do ISC/UFBA se une em solidariedade à família, colegas, amigos e admiradores de Lair Guerra de Macedo Rodrigues.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor