Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo projeto PrEP1519 no 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop2023), destacamos a participação da equipe na mesa-redonda “O papel da profilaxia pré-exposição (PrEP) para redução de casos de HIV no Brasil: desafios e perspectivas”, realizada na última terça-feira (12), no Centro de Convenções de Salvador.
Na sessão, a professora Inês Dourado, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e coordenadora do projeto no sítio Salvador, apresentou as novas evidências sobre a PrEP com o medicamento cabotegravir injetável de longa duração, destacando o protocolo desenvolvido pelo estudo “PrEP15-19 Escolhas”.
Já o pesquisador Laio Magno, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e também coordenador do projeto no sítio Salvador, compartilhou com os congressistas as experiências da primeira fase do PrEP1519 no país.
A mesa-redonda contou ainda com a participação de Dirceu Greco, coordenador do projeto no sítio de Belo Horizonte, e Ronaldo Hallal, representante do Ministério da Saúde, que debateram o papel fundamental da PrEP na redução de casos de HIV no Brasil.