Com informações da Abrasco
A Assembleia Geral da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública, realizada no dia 26 de maio, em Genebra, na Suíça, marcou o encerramento da gestão do professor Luis Eugênio de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, à frente da WFPHA.
Quando Luis Eugenio de Souza assumiu a presidência da organização, em 2022, ainda era possível sentir os impactos da pandemia de Covid-19, as dificuldades no acesso aos serviços de saúde, as desigualdades sociais evidenciadas pelos insumos e vacinas, bem como as catástrofes climáticas que deixavam populações inteiras em alerta.
Um caminho para o enfrentamento desses desafios foi a atuação em rede em prol da saúde global. “Procurei ampliar a participação dos diversos grupos de trabalho da Federação e, de fato, ao preparar o último relatório de gestão, fiquei feliz em ver o fortalecimento dos grupos”, destacou Luis Eugenio de Souza em seu discurso de encerramento de gestão.
Outro ponto importante foi a elaboração de um Plano Estratégico com vigência de 2023 a 2027. O documento desenha como prioridade a promoção da paz e a defesa da equidade sustentável em saúde, ao lado da prevenção de doenças e da promoção da saúde e do bem-estar. “Orientada por essa missão, a WFPHA esteve bastante atuante, defendendo a equidade em saúde, inclusive nos tratados internacionais”, refletiu o professor.