No último sábado (09), o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA recebeu a 8ª edição do Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas (Fórum DTNs). A mesa de abertura do evento contou com a presença do diretor do ISC, Luis Eugenio de Souza, e da vice-diretora, Joilda Nery.
O Fórum é vinculado ao 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop 2023) e reuniu lideranças de organizações e movimentos sociais que lutam pelo direito de pessoas e comunidades atingidas por enfermidades invisibilizadas e classificadas como negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a hanseníase, doença de Chagas, leishmanioses e hepatites virais.
Entre os apoiadores e participantes do debate, destacam-se especialistas da NHR Brasil, do Médicos Sem Fronteiras, do DNDi, da Fiocruz, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de entidades como Morhan, Achaba, FindeChagas e Abrapleish.
Os encontros do Fórum são realizados anualmente, desde 2016, de forma a fortalecer a autonomia de lideranças em doenças negligenciadas, estabelecer uma agenda de debates públicos a respeito do acesso à saúde e garantir um espaço de fortalecimento de suas demandas e direitos. O foco reside na constante elaboração de estratégias para advogar em prol de políticas e investimentos privados que ampliem o acesso a tratamentos, prevenção e diagnóstico mais abrangentes.
Fotos: Divulgação/Medtrop