Entre os dias 17 e 20 de setembro, o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) participou do 31º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), realizado em Manaus, Amazonas. O evento, que ocorreu de forma híbrida, contou com a participação de representantes das 35 Instituições de Ensino Superior que integram a rede UNA-SUS, além de técnicos, gestores e pesquisadores da área da saúde pública.
A professora Marcele Paim, coordenadora adjunta da UNA-SUS pela UFBA, esteve presente na reunião de coordenadores da rede, que ocorreu na última sexta-feira, 20 de setembro no Hotel Intercity, na capital amazonense. Durante o encontro, foram discutidas as estratégias para aprimorar a educação permanente em saúde, com foco no uso de inovações tecnológicas para superar os vazios assistenciais no Brasil. A professora ressaltou a importância da troca de experiências entre as instituições, destacando o papel central da UNA-SUS na educação permanente para trabalhadores da saúde no país.
Já o nosso bolsista Diego Fox, desenvolvedor web do Instituto, participou da Oficina para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem e Ambiente Moodle, realizada nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A oficina foi um espaço importante para o desenvolvimento de soluções inovadoras para a educação a distância em saúde, refletindo o compromisso da UNA-SUS em expandir o acesso ao conhecimento em regiões de difícil acesso, como a Amazônia.
Uma imersão na cultura amazônica
A abertura do evento, realizada no dia 17 de setembro, proporcionou aos participantes uma imersão na rica cultura da região amazônica. O local escolhido para a cerimônia foi o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, que abriga o Museu do Homem do Norte. Os convidados foram recepcionados com uma apresentação da orquestra sinfônica local e um emocionante espetáculo que trouxe à tona as tradições dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, símbolos culturais da região. A escolha do local para a abertura foi bastante elogiada, destacando o cuidado das universidades anfitriãs — UFAM e UEA — em promover uma experiência única de integração cultural.
Além das discussões, o evento contou com momentos marcantes, como o lançamento do livro “Inovações Tecnológicas em Saúde: Transpondo Barreiras para Integralidade do Cuidado em Vazios Assistenciais”, que reúne 19 capítulos sobre experiências exitosas da UNA-SUS, e a Mostra Científica da Rede UNA-SUS, que trouxe à tona inovações e práticas que vêm transformando a saúde pública no Brasil.
Com a participação ativa do ISC/UFBA, o Encontro UNA-SUS reafirmou a importância da colaboração entre as universidades para a superação dos desafios na educação e na saúde, especialmente em contextos de vulnerabilidade e difícil acesso.
Veja, abaixo, a galeria de fotos: