Na tarde de ontem (04), o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA recebeu a visita de professor Sir Michael Marmot, diretor do Instituto de Equidade em Saúde da University College London (UCL) e ex-presidente da Associação Médica Mundial.

Sir Michael Marmot veio a Salvador para participar de uma nova reunião do Grupo de Trabalho da Saúde do G20, encontro que reúne representantes das maiores economias do mundo além das uniões Europeia e a Africana.

A visita ao ISC foi motivada pelo interesse de Marmot em expandir para o Brasil as “cidades marmotas”, uma parceria entre cidades e o Instituto de Equidade na Saúde da UCL para reduzir as disparidades nos resultados de saúde da população local.

Segundo o professor Luis Eugenio de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, a ideia é formalizar uma parceria com o Instituto de Equidade em Saúde da UCL para apoiar cidades brasileiras interessadas em organizar intervenções visando reduzir as iniquidades em saúde.

Sobre Sir Michael Marmot

Marmot lidera grupos de pesquisa sobre desigualdades em saúde há mais de trinta anos, trabalhando para diversos órgãos internacionais e governamentais. Foi presidente da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde (CSDH), criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005.

Em sua carreira, o professor Marmot ganhou vários prêmios, incluindo o Lifetime Award Fellowship Eur Academy of Occupational Health Psychology em 2012, Patron of Medsin-UK em 2012, Manchester Doubleday Award em 2010 e a Medalha de Prêmio Alwyn Smith em 2004.