Na próxima quarta-feira (23), às 14h, o Grupo de Estudos sobre Atenção Primária à Saúde e seus Efeitos na Saúde da População (Cidacs APS), do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos em Saúde (Cidacs/IGM-Fiocruz Bahia), reunirá especialistas para compartilhar resultados sobre como a qualidade da APS influencia a saúde das crianças brasileiras.

O webinário oferecerá aos participantes uma oportunidade para escuta e discussão sobre o tema, onde serão apresentados os resultados da primeira fase do estudo iniciado em 2021, os desafios metodológicos e as perspectivas para a segunda fase do projeto. Para realizar o seu cadastro e não ficar de fora do evento, clique aqui e faça já a sua inscrição. As vagas são limitadas e a participação é gratuita.

O Cidacs APS, em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, demonstra que algumas dessas causas são potencialmente preveníveis por ações realizadas no âmbito da APS, enquanto outras dependem de outros níveis de atenção do sistema de saúde ou não podem ser prevenidas por intervenções relacionadas aos serviços de saúde. Os serviços de APS no Brasil devem atender as principais necessidades de saúde da população, como consultas, ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Segundo a conclusão descrita no sumário executivo de pesquisa do Cidacs APS desenvolvida no Centro, no Brasil, a mortalidade em crianças menores de cinco anos poderia ser reduzida em até 41% somente com a melhoria da APS.

Particularmente relevante para gestão pública e as pessoas que trabalham diretamente com APS, o convite se estende para estudantes, entusiastas pelo tema, entre outros públicos que possam estar interessados na qualidade da APS no Brasil e na influência na saúde das crianças. A interação com os palestrantes e os participantes também proporcionará um ambiente de aprendizado colaborativo e de apoio para o desenvolvimento da segunda fase do estudo.

Para mais informações sobre o evento, acompanhe as redes sociais do Cidacs. Conheça mais sobre o projeto acessando o vídeo, disponível no YouTube.