“O currículo de saúde está considerando a racialização no processo de formação dos estudantes?” A provocação foi lançada pela professora Suiane Costa, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), durante a realização da palestra “A (In)Visibilidade da População Negra e o Planejamento na Educação para as Relações Étnico-Raciais”, realizada nesta manhã (8), no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.
A atividade faz parte da programação da “II Jornada Pedagógica Integrada”, organizada pelo ISC/UFBA em parceria com a Escola de Enfermagem (EEUFBA) e a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB).
Na palestra, a professora destacou a importância de ampliar o debate acerca das questões raciais no âmbito educacional e compartilhou sua experiência na promoção de pesquisas com foco racial, bem como na criação de novas ferramentas pedagógicas inspiradoras, a exemplo dos “afrojogos”, desenvolvidos para abordar questões étnico-raciais e apoiar o trabalho dos professores na educação básica.
A “II Jornada Pedagógica Integrada” segue até hoje à tarde, com a participação de professores e técnicos-administrativos das três unidades envolvidas. O objetivo do evento é proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre práticas pedagógicas inovadoras, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.