Da esquerda para a direita: Florisneide Barreto (ISC/UFBA), Richard White (London School) e Márcio Natividade (ISC/UFBA)

A equipe do Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS) do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA participou das discussões do 7º Fórum Global sobre Vacinas contra Tuberculose (TB), evento realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

Com o tema “Impulsionando a inovação desde a descoberta até o acesso”, a edição deste ano destacou o momento crucial que enfrentamos no desenvolvimento da vacina contra a doença, que afeta cerca de 10 milhões de pessoas, a cada ano, no mundo.

Na ocasião, o ISC/UFBA foi representado pelos professores Márcio Natividade e Florisneide Barreto, que na foto aparecem ao lado do pesquisador Richard White, professor da London School. A equipe discutiu a execução do projeto “Evidências para apoiar a tomada de decisão em nível nacional e global para a redução da carga global da tuberculose”, coordenado internacionalmente pelo pesquisador Richard White e, nacionalmente, pelos professores Márcio Natividade (ISC/UFBA), Susan Martins (ISC/UFBA) e Júlio Croda (UFMS/Fiocruz MS).

O estudo pretende investigar evidências da entrada da vacina para tuberculose no Brasil, incluindo seus impactos na carga da doença e aspectos econômicos. Trata-se de um projeto multicêntrico, envolvendo 5 países: Reino Unido, Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul, sob financiamento da Wellcome Trust.