Reunir informações de qualidade e atualizadas sobre a pesquisa, além de estreitar cada vez mais os laços com os participantes, pesquisadores e a sociedade em geral. Essa é a proposta do novo site do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), já disponível através do endereço: elsabrasil.org.

A página traz os objetivos e histórico da investigação, além de informações gerais sobre as seis instituições de ensino superior e pesquisa envolvidas com o estudo nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.

Através do site, os usuários também têm acesso a notícias e uma lista de artigos científicos produzidos pelo ELSA-Brasil nas últimas décadas. A página oferece ainda uma área dedicada, exclusivamente, para os pesquisadores, com dicionários, manuais de procedimentos e formulários de atividades e exames.

Sobre o ELSA Brasil 

O estudo ELSA-Brasil é coordenado na Bahia pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e desenvolvido, simultaneamente, na UFMG, UFES, UFRGS, USP e Fiocruz-RJ. São 15 mil servidores participantes, distribuídos nos seis centros de investigação. A pesquisa tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes.

Em cada centro integrante do estudo, os sujeitos da pesquisa – com idade entre 35 e 74 anos – fazem exames e entrevistas nas quais são avaliados aspectos como condições de vida, diferenças sociais, relação com o trabalho, gênero e especificidades da dieta da população brasileira.

Nos últimos 14 anos, já foram publicados mais de 400 artigos científicos com base no estudo e o conhecimento produzido tem orientado políticas públicas de prevenção e enfrentamento das doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Além de fomentar o desenvolvimento de novas investigações, o estudo será fundamental para a adequação de políticas públicas de saúde às necessidades nacionais. O ELSA torna-se possível pelo interesse do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência e Tecnologia em realizar pesquisas nacionais de grande porte sobre a saúde da população adulta no Brasil.