A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, na qualidade de Coordenadora da Rede Conexões Globais e Saberes Locais: Internacionalização e Cooperação UFBA-UFGD-UFNT-UFOB, no uso de suas atribuições, torna público o Edital para concessão de bolsas de Professor Visitante no Brasil (PVB), com início das bolsas no período de março a junho de 2027 ou de julho a novembro de 2027.
Exigências:
– O proponente nesta chamada é o professor responsável (tutor) pela candidatura do professor/pesquisador visitante no Brasil (PVB).
– O professor responsável (tutor) deve ser docente do quadro permanente no exercício de suas atividades, vinculado às instituições da Rede Conexões Globais e ser docente permanente de um programa de pós-graduação participante desta Rede, com registro na Plataforma Sucupira.
– O professor e/ou pesquisador visitante no Brasil (PVB) deverá:
a) Possuir título de doutor ou equivalente;
b) Ter reconhecida competência como pesquisador em sua área de atuação;
c) Apresentar produção intelectual (bibliográfica, artística e/ou tecnológica) relevante, principalmente nos últimos cinco anos;
d) Ter atuação e residência no exterior.
– O professor e/ou pesquisador visitante no Brasil (PVB) deverá realizar, no período, atividades de pesquisa e ministrar disciplinas de curta duração, cursos, treinamentos, palestras e/ou seminários junto à instituição do proponente da Rede.
– Obrigatoriamente, o professor e/ou pesquisador visitante no Brasil (PVB) deverá realizar ao menos uma atividade no período da visita, em formato híbrido, para todas as instituições da Rede.
– O mesmo professor e/ou pesquisador poderá ser indicado para mais de uma cota de bolsa PVB para desempenhar atividades em diferentes instituições da Rede Conexões Globais no período imediatamente subsequente. Neste caso, o bolsista terá direito a apenas 1 (um) auxílio-deslocamento e 1 (um) auxílio-instalação. As mensalidades serão mantidas apenas durante os períodos de efetiva permanência no Brasil.
– O professor responsável (tutor) deverá participar de seminário institucional anual, em data a ser definida pela Rede, e de outras ações de internacionalização, sempre que convocadas pelo Comitê Gestor, visando à apropriação e ao compartilhamento de experiências e práticas internacionais, de resultados alcançados, de produtos estabelecidos, de ações futuras e de desafios encontrados, entre outros, durante a visita do PVB.
– As propostas deverão estar associadas a um dos temas estabelecidos no edital de seleção.
Documentos necessários:
– Cópia do diploma de doutorado do professor e/ou pesquisador visitante no Brasil (PVB);
– Cópia do passaporte do professor e/ou pesquisador visitante no Brasil (PVB);
– Curriculum Vitae do professor e/ou pesquisador visitante no Brasil (PVB), incluindo as produções mais destacadas nos últimos 5 anos (em português, inglês, francês ou espanhol).
– Curriculum Lattes do professor e/ou pesquisador responsável (tutor), incluindo as produções mais destacadas dos últimos 5 anos.
a) O período de avaliação da produção acadêmica será estendido em 2 (dois) anos para cada parto ou adoção da pessoa proponente ocorrido nos últimos 5 (cinco) anos, conforme Lei nº 15.124, de 24 de abril de 2025.
b) Autodeclaração de parturiente ou adotante, quando a pessoa proponente se enquadrar
no item 8.6a (Anexo 1).
– Projeto de Cooperação de Internacionalização, com no máximo 03 (três) páginas (em português ou inglês) (seguindo as orientações estabelecidas no edital de seleção)
Obs.: a documentação deverá ser encaminhada até 05 de julho de 2026, com o assunto Edital nº 005/2026 – Professor Visitante no Brasil (PVB), para o e-mail ppgsc@ufba.br
Para mais informações, acesse: https://capesglobal.ufba.br/