O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Neusa Maria Barbosa, colaboradora que marcou sua trajetória pelo compromisso com a defesa do direito à saúde, pela dedicação ao trabalho e pela generosidade com todos com quem conviveu.
Neusa teve participação significativa em diversos projetos desenvolvidos no âmbito do ISC, em distintas áreas, incluindo a Educação e Comunicação em Saúde e a Vigilância Epidemiológica.
Exerceu também as funções de Subsecretária da Saúde de Salvador (1993-1997) e de Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (2006-2007), além de ter sido sanitarista da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.
O velório e a cremação do corpo ocorrerão hoje, dia 16/04/2026, às 16:30h no Campo Santo, na Federação, em Salvador, Bahia.
Neste momento de dor, o ISC/UFBA se solidariza com familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com Neusa, expressando sinceras condolências.
Joilda Silva Nery
Diretora
Instituto de Saúde Coletiva
Universidade Federal da Bahia






![[:pb]01/10 – ISC em Casa debate o uso de medicamentos “off label” e os desafios para a saúde[:]](https://isc.ufba.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-27-at-12.18.20-324x160.jpeg)