O projeto Afirmaê tá chamando geral pra colar nesse encontro massa sobre “Políticas e ações afirmativas em relação aos povos e comunidades quilombolas e indígenas em tempos de mudanças climáticas globais”.
Para falar sobre o assunto, convidamos Eliane Putira Sacuena, indígena da Etnia Baré e assessora da Saúde Indígena (SESAI/MS), e Cristiane dos Santos Silva, professora, doutoranda em Saúde Coletiva e pesquisadora de gênero e saúde no NEGRAS/UFRB. A curadoria da sessão fica por conta dos pesquisadores Hilton Silva (UFPA e UnB) e Maria da Conceição Rivemales (UFRB).
A proposta é trocar uma ideia sobre o papel das políticas afirmativas na defesa dos direitos dessas comunidades, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Cola com a gente e bora fortalecer esse papo!
Sobre o Afirmaê:
O Afirmaê! Saúde Coletiva é um projeto que vai investigar como as políticas de ações afirmativas estão rolando nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva pelo Brasil afora. A proposta é entender o impacto dessas políticas no acesso, na permanência e na conclusão dos cursos de estudantes pertencentes a grupos populacionais que historicamente encontram inúmeras barreiras no exercício dos seus direitos fundamentais, como as pessoas negras, indígenas, trans e travestis e com deficiência.
A pesquisa vai reunir dados através de questionários, entrevistas e grupos de discussão, além de muita conversa com estudantes e coordenadores. A missão é encontrar o que tá funcionando, o que precisa melhorar e, claro, fortalecer essas ações para abrir mais portas e criar ambientes acadêmicos mais inclusivos e plurais!







![[:pb]Educação permanente em saúde: ações desenvolvidas pelos estados em tempos de pandemia[:]](https://isc.ufba.br/wp-content/uploads/2021/02/congresso-virtual-ufba-2021-324x160.jpg)