Como promover formação em saúde com excelência, pesquisa aplicada e cuidado de alta complexidade em uma única instituição? Essa foi a proposta do Saúde Coletiva em Debate realizado no dia 6 de junho, que apresentou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), uma das instituições mais importantes na história e na formação em saúde na Bahia.
Com o tema “Conhecendo o Hupes-UFBA: excelência em formação profissional multidisciplinar”, a atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. José Valber Lima Meneses, superintendente do hospital, e contou com as contribuições de Carolina Calixto (gerente de Atenção à Saúde), Prof. Dr. Carlos Frederico Benevides (gerente de Ensino e Pesquisa), Rodrigo Machado (gerente administrativo) e Prof. Dr. Renê Mariano de Almeida (chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico).
A sessão apresentou a estrutura hospitalar — que reúne mais de 370 leitos, 131 consultórios e cerca de 2.700 trabalhadores — além dos programas de residência, ações de pesquisa e melhorias recentes em infraestrutura. Foram também compartilhadas experiências bem-sucedidas de integração ensino-serviço, que fortalecem a formação multiprofissional e ampliam a capacidade de cuidado em saúde.
A atividade contribuiu para ampliar o diálogo entre o Hupes e o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, abrindo caminhos para novas parcerias voltadas à qualificação da formação em saúde, à produção de conhecimento e ao aprimoramento das práticas de cuidado no SUS.
A íntegra do seminário está disponível no canal do ISC no YouTube (link acima). O vídeo é acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).






