Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA promoveu o “Julho das Pretas”, uma série de atividades especiais dedicadas à valorização e ao reconhecimento das contribuições das mulheres negras à sociedade.
Como parte da programação, foi realizada, no dia 24 de julho, a roda de conversa “Atuação política e social das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade”. O evento contou com a presença de representantes do Coletivo Incomode/MSTB, do Coletivo das Mulheres Africanas (UNILAB), de Lunna Montty (Mother da House Montenegro e integrante do Coletivo AfroBapho), da professora Dandara Ramos (ISC/UFBA) e de membros do Quilombo das Iyás Dalzira e Xica Manicongo, coletivo criado por estudantes negras e negros do Programa de Pós-graduação do ISC/UFBA.
As atividades foram idealizadas pelos estudantes do componente “Práticas Integradas em Saúde Coletiva I”, ministrado pelas professoras Ana Paula Medeiros (ISC/UFBA), Joilda Nery (ISC/UFBA) e pela pesquisadora Joseane Charmite (ISC/UFBA e Fiocruz).
Já no dia 26 de julho, o Saúde Coletiva em Debate foi dedicado à discussão do estudo “Aquilombada Resisto. Forjemos um Mundo Novo!”, desenvolvido pela pesquisadora Gabriela Silva (ISC/UFBA em sua tese de doutorado. O trabalho traz as escrevivências de mulheres negras ativistas no campo da saúde na Bahia, destacando suas contribuições para a produção de conhecimentos, a formulação de políticas públicas e a promoção de práticas ancestrais de cuidado.
Durante a apresentação, Gabriela Silva abordou o processo de tornar-se ativista, a resistência ao racismo e a reconstrução de práticas de cuidado à saúde da população negra sob uma ótica interseccional. A exposição discutiu estratégias contra as desigualdades em saúde, enfatizando o papel essencial das ativistas negras na transformação dos espaços de saúde na Bahia.
O seminário foi coordenado pela pesquisadora Arthur da Silva Lopes (ISC/UFBA) e contou com a participação da debatedora Jamile Gomes Conceição (ISC/UFBA).
A íntegra da atividade está disponível no canal do ISC no YouTube: