É com muita alegria e entusiasmo que apresentamos para vocês o painel “SABERES: Encontros e Diálogos em Saúde Indígena”. O resultado de uma longa pesquisa e da dedicação de agentes em diferentes instituições agora está disponível para o público!
No painel, vocês encontrarão informações importantes sobre concepções e práticas de cuidado em uma perspectiva intercultural. As informações foram colhidas a partir de pesquisa bibliográfica abrangente, com foco nas etnias que são assistidas pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena na Bahia, e de entrevistas com lideranças, parteiras, pajés, conselheiros e profissionais das equipes de saúde que atuam nos territórios indígenas no estado. O resultado? Um repositório inovador sobre os sistemas médicos indígenas na Bahia e uma contribuição ímpar para a efetivação do princípio da atenção diferenciada da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Mas não paramos por aí! Também desenvolvemos um mapa de evidências, organizado a partir de categorias e tópicos de interesse propostos por lideranças, conselheiros(as), trabalhadores, gestores e especialistas em saúde indígena. O mapa contribui também para a identificação de lacunas no conhecimento científico sobre a saúde indígena e dialoga com as linhas prioritárias da Estratégia de Saúde e Etnia da OPAS 2019-2025.
Tudo isso está disponibilizado de forma interativa em um painel de Power BI, que contém também dados complementares extraídos do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena. Para uma experiência otimizada, recomendamos a visualização do painel em um computador: https://saberesindigenas.isc.ufba.br/