O segundo dia do Congresso Interno do ISC foi dedicado à realização de uma série de oficinas com temas diversos de interesse à comunidade acadêmica.
Confira algumas fotos e um resumo de tudo que rolou na manhã e tarde de terça-feira (01/10):
Oficina 1: Análise sócio-histórica das políticas de saúde
Os participantes discutiram as contribuições teórico-metodológicas da abordagem bourdieusiana na análise das políticas de saúde. Houve debate sobre projetos em andamento, como a elaboração de dissertações sob essa perspectiva e a articulação entre técnicas de análise histórica e sociológica dos campos da saúde.
Oficina 2: A Saúde Coletiva e as ideias “Para adiar o fim do mundo”
A oficina abordou os impactos da crise climática na saúde coletiva, discutindo a necessidade de práticas mais comprometidas com a defesa da vida no planeta. Foram identificadas possíveis contribuições das subáreas da saúde coletiva para a promoção da saúde, redução de iniquidades e resiliência dos sistemas de saúde diante das mudanças climáticas.
Oficina 3: Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial do Instituto de Saúde Coletiva
O foco foi fortalecer um ambiente universitário mais saudável e inclusivo. Os participantes levantaram percepções sobre qualidade de vida e saúde no cotidiano do Instituto, com o objetivo de instrumentalizar o planejamento estratégico para o desenvolvimento do Núcleo de Apoio Pedagógico eh Psicossocial (NAPP).
Oficina 4: Inteligência Artificial e funcionalidades do ChatGPT
Os participantes foram introduzidos à inteligência artificial ChatGPT, discutindo tanto os encantamentos quanto as preocupações éticas relacionadas ao seu uso. A oficina incluiu práticas utilizando o ChatGPT para simular diálogos e produzir textos automatizados.
Oficina 5: Práticas de ensino com foco na experiência discente e docente
Nesta oficina, foram compartilhadas práticas de ensino na graduação e pós-graduação em saúde coletiva que valorizam as experiências de estudantes e docentes. As atividades focaram em deslocar a atenção do conteúdo programático para as vivências dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma reflexão sobre práticas educativas mais dialógicas e humanizadas.
Oficina 6: Transformação digital do ISC
A oficina discutiu a incorporação de tecnologias digitais nas atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica do ISC. Os participantes refletiram sobre a noção de transformação digital e a metapresencialidade, além de conhecer os recursos digitais disponíveis na UFBA e no ISC. A partir dessa discussão, estratégias foram elaboradas para intensificar e qualificar o uso de tecnologias digitais na unidade.
Oficina 7: Estratégias de participação social na avaliação e incorporação de tecnologias no SUS
Os participantes exploraram diferentes formas de participação social na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). O debate foi voltado para a produção e implementação de tecnologias que dialoguem com experiências concretas de vida e promovam uma ciência mais democrática. A oficina destacou o uso de metodologias qualitativas como ferramentas para aprimorar a participação social na ATS.
Oficina 8: Descolonização e Saúde Coletiva
A oficina propôs uma reflexão sobre a decolonialidade na saúde coletiva, abordando os impactos da colonialidade nos âmbitos de pesquisa, ensino e atenção à saúde. A discussão incluiu temas como racismo, racialização e genderização nas instituições de ensino superior, com destaque para a UFBA e o ISC. Por fim, os participantes sugeriram alternativas para promover práticas e relações decoloniais no campo da saúde coletiva.