[:pb]Desde o início de 2018, até 8 de janeiro deste ano, foram confirmados 10.274 casos de sarampo no Brasil. Atualmente, o país enfrenta dois surtos: no Amazonas, com 9.778 casos confirmados e, em Roraima, com 355 casos. Três estados apresentaram morte pela doença: Roraima (4), Amazonas (6) e Pará (2).
Segundo o Ministério da Saúde, os surtos ocorridos no ano passado estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8), que está circulando no Brasil, é o mesmo que circula na Venezuela, país com surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados, e também relacionados à importação, foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Sul (45); Rondônia (2), Bahia (2), Pernambuco (4), Pará (61), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).
Os casos confirmados no Amazonas são resultado de uma força-tarefa realizada no final de 2018 em Manaus/AM. Mais de sete mil casos que estavam em investigação foram concluídos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas semanas, houve diminuição na notificação de casos novos em Amazonas e em Roraima. “No Amazonas, a concentração de casos desta semana se deu nos meses de julho e agosto. No estado de Roraima, o pico da doença ocorreu entre fevereiro e março de 2018. Em ambos os estados, no momento, a curva de novos casos é decrescente”, afirmou o Ministério.[:]