“Saúde, doença e trabalho no ELSA-Brasil” é o tema do seminário que terá transmissão online
A relação entre consumo de álcool e gordura abdominal, padrões de dieta da população, estresse gerado no trabalho e prática de atividade física são algumas das questões que serão abordadas no seminário “Saúde, doença e trabalho no ELSA-Brasil”, que acontece no dia 21.10 (quarta-feira), entre 9h e 12h, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento é aberto ao público e terá transmissão online.
O seminário será uma oportunidade de mostrar alguns resultados da pesquisa, que já gerou a publicação de mais de 70 artigos científicos sobre temas como sobrepeso e obesidade, consumo de sal, relação entre ingestão de café e diabetes, doença renal crônica, entre outros. “Este seminário é uma forma de dar uma devolutiva aos participantes e comunidade científica e acadêmica, apresentando dados que coletamos e os conhecimentos produzidos ao longo deste tempo. Queremos convidar todos os/as participantes a estarem presentes no seminário, já que será uma oportunidade de ver os frutos do tempo e atenção dedicados ao estudo de forma voluntária”, explicou Sheila Alvim, coordenadora do ELSA-Brasil na Bahia.
O evento contará com apresentações de pesquisadores/as do ELSA na Bahia e participação de coordenadores e representantes de outros Centros de Investigação, como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A programação terá transmissão online através do link http://aovivo.ufba.br/resultadoselsabrasil.
Sobre o ELSA-Brasil
O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA-Brasil é uma pesquisa de corte multicêntrica voltada para investigação de doenças crônicas, principalmente cardiovasculares e diabetes, na população brasileira. O estudo é desenvolvido em seis instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil e aUniversidade Federal da Bahia (UFBA) é a única representante da região Nordeste. A primeira etapa da pesquisa, chamada de Onda 1, ocorreu entre 2008 e 2010 com a participação voluntária de 15 mil servidores ativos e aposentados das seis instituições. Na Onda 2 do estudo, os participantes foram convidados a retornar aos Centros de Investigação para acompanhamento do estado de saúde através da realização de novos exames e entrevistas. A adesão nesta segunda etapa, realizada entre 2012 e 2014, foi de cerca de 95%.
O ELSA-Brasil é financiado pelo Ministério da Saúde (Decit) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep e CNPq). Em Salvador, o Centro de Investigação do ELSA-Brasil está localizado na Avenida Araújo Pinho, 513, Canela. Informações pelo telefone (71) 3283-7480, pelo e-mail elsaufba@ufba.br ou no site www.elsa.org.br.