Fomentar o diálogo entre as pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil e no Canadá, as pautas dos movimentos sociais em prol de melhores condições de vida das populações em situação de rua e as políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos governamentais. Essa foi a proposta do “Seminário Internacional sobre a População em Situação de Rua: Condições de Vida e Garantia de Direitos”, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Pavilhão de Aulas III da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O evento foi uma iniciativa do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), sob coordenação da professora Renata Veras, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), o Instituto de Psicologia (IPS/UFBA) e o Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFBA (PPGENF-UFBA).
O seminário reuniu diferentes atores sociais e pesquisadores, enfatizando a importância do diálogo interdisciplinar e interinstitucional para a promoção dos direitos e o bem-estar das populações em situação de vulnerabilidade. No total, foram cerca de 200 participantes, incluindo representantes do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua (MNPSR). A programação incluiu 4 mesas-redondas e 39 trabalhos, resultantes de pesquisas e ações desenvolvidas com/para pessoas em situação de rua, apresentados por estudantes de graduação, pós-graduação, trabalhadores da saúde e de integrantes do MNPSR.
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Abram Oudshoorn, da Universidade de Western Ontario (Canadá), que discutiu o tema “Abordagens políticas que estão acabando ou criando a insegurança habitacional e a falta de moradia: lições de todo o mundo”.
A professora Joilda Nery, vice-diretora do ISC/UFBA, foi uma das convidadas da mesa-redonda “Riscos e agravos para a saúde da/na população em situação de rua em Salvador”, e apresentou evidências recentes sobre a tuberculose na população em situação de rua da capital baiana. A mesa foi coordenada pela professora Jeane Freitas de Oliveira (PPGENF-UFBA) e contou com a presença de Lua Dultra, médica e pesquisadora (PPGSC); Lanna Katherine Leitão, enfermeira e pesquisadora (PPGENF); e Alessandra Coelho, advogada, pesquisadora (UFRB) e diretora da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As professoras Vânia Alves (IHAC/UFBA) e Suely Aires (IPS/UFBA) também estiveram na coordenação de mesas e de apresentação oral de trabalhos.
O seminário contou com a participação ativa de lideranças do Movimento População de Rua Bahia/MNPR-BA durante todo o evento, em especial os coordenadores Renildo da Silva Santos, que participou das mesas de abertura e encerramento do evento, e Sueli Oliveira, que integrou a mesa-redonda “Gente é pra viver: o censo da população em situação de rua em Salvador e a produção de saberes sobre e com a rua”, ao lado de Annemone Santos, presidenta da Federação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia (CATABAHIA), e Lucas Vezedek, psicólogo e técnico em atividades educacionais do Projeto Axé. Destaque também para a equipe de apoio técnico, composta pelos estudantes Felipe Costa Pinto, Ynaê Barros, Ananda Genonádio e Gabriela Borges.
Veja, abaixo, a galeria completa com as fotos do evento: