Nesta sexta-feira (26), o Saúde Coletiva em Debate discute o tema “Violência de Gênero e a Saúde do Coletivo entre Povos Indígenas”. A sessão é promovida em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA. O seminário acontece às 10 horas, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva, no campus Canela.
Para falar sobre o assunto, convidamos a doutora em Antropologia (UFRJ) Nelly Dollis, do povo Marubo da Terra Indígena Vale do Javari. Nelly, cujo nome indígena é Varin Mema, defendeu sua tese de doutorado em 2022 (PPGAS/MN). Atualmente trabalha na Coordenação das Organizações da Amazônia Brasileira – COIAB, maior ONG indígena do país, sediada em Manaus, como Técnica de Projetos no Setor de Gerência de Povos Indígenas Isolados e Recente Contato -GPIIRC.
O seminário abordará a diversidade de violências no mundo Marubo e a questão do silêncio, com foco em pontos como a saúde coletiva entre as mulheres, no processo de gravidez e na infância até a vida adulta e a transformação e mudança cultural com a relação frequente que este povo está tendo na sociedade dos nawarasin (brancos). A sessão será coordenada pela professora Cecilia McCallum (PPGSC & PPGA /UFBA).
O seminário é acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
🗓 Data: 26/05/2023 (sexta-feira)
⏰ Horário: 10 horas
🌐 Título da sessão: “Violência de Gênero e a Saúde do Coletivo entre Povos Indígenas”
✔ Expositora:
Nelly Dollis (Varin Mema) do povo Marubo da Terra Indígena Vale do Javari. Doutora em Antropologia.
✔ Coordenação:
Cecilia McCallum (PPGSC/ISC & PPGA/UFBA)
💻 Transmissão: Canal do ISC no YouTube (https://www.youtube.com/labvideoisc)